Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

O dia internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) é comemorado, de forma anual, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro (21/10/2021).

Atualmente, existem milhares de cooperativas em nosso país, divididas por nichos de atividades, tais como: Agropecuária, de transporte e de crédito.

Ainda, existem as cooperativas de saúde, educacionais, habitacionais, de trabalho, de infraestrutura, lazer, consumo, minerais, turismo, de produção e minerais.

O movimento cooperativista não é recente, tendo surgido, a nível internacional, no século XVIII, na Inglaterra, quando alguns operários se juntaram, a fim de estabelecer cooperação, entre si, em prol de todos, diante de uma realidade capitalista que se impunha, de forma expressiva e crescente.

No Brasil, pelo que se tem registro, as primeiras cooperativas surgiram entre os séculos XIX e XX, estima-se que em meados de 1889, com a criação de uma cooperativa de consumo, na cidade de Ouro Preto/MG.

Já a primeira cooperativa de crédito, surgiu em 1902, no Rio Grande do Sul, em razão da colonização dessa área por imigrantes.

O Cooperativismo de Crédito desempenha papel de extrema relevância na economia, sendo responsável por contribuir de forma exponencial para o Produto Interno Bruto (PIB), o que se justifica pelo fato de que os serviços oferecidos por essas organizações atendem satisfatoriamente às necessidades de empresas e de pessoas físicas na administração de suas finanças.

Dentre esses serviços estão a abertura de conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, folha de pagamento, consórcios, aplicações financeiras, conta garantida e muitos outros, com a vantagem de que os cooperados são considerados os donos, podendo opinar, votar e ter participação diretamente das ações da Cooperativa de Crédito.

 

O Banco Central é responsável pela supervisão das Cooperativas de Crédito, diferentemente de outras subdivisões do cooperativismo.

Por Daniele Cassucci

daniele@fbcadvogados.com

Com a colaboração de Marco Antônio Gianelli

marco@fbcadvogados.com 

 

FBC Advogados

www.fbcadvogados.com

Juntos Podemos Mais!

 

#cooperativismo #rcredito #fbclaw #fbcadvogados #juntospodemosmais

 

Se preferir, faça o download do artigo no formato PDF (clique aqui) – Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito – FBC Advogados – A4