Passaporte Sanitário – STF defende a exigência por parte do empregador

Passaporte Sanitário – STF defende a exigência por parte do empregador

O STF concedeu liminar para suspender a Portaria nº 620/2021, editada pelo Ministério do Trabalho, que proibia o empregador de exigir do trabalhador documentos comprobatórios de vacinação contra a Covid-19 para a contratação ou manutenção da relação de emprego.

“Não há comparação possível entre a exigência de vacinação contra a Covid-19 e a discriminação por sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade ou gravidez. Esses últimos fatores não interferem sobre o direito à saúde ou à vida dos demais empregados da companhia ou de terceiros. A falta de vacinação interfere”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro fez ressalva, todavia, à situação das pessoas que têm expressa contraindicação médica quanto às vacinas, fundadas no Plano Nacional de Vacinação ou em consenso científico. Nestes casos, ele considerou aceitável que se afaste o dever de vacinação, devendo se admitir a testagem periódica, “de forma a evitar a discriminação laboral em razão de condição particular de saúde do empregado”.

A questão será decidida pelos demais ministros em sessão do plenário virtual, que deverá ocorrer entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro.

 

#stf #direitodotrabalho #vacinacao

 

Por Daniela Braga Paiva Pacheco
daniela@fbcadvogados.com

FBC Advogados
Juntos podemos mais!

Se preferir, faça o download do artigo no formato PDF (clique aqui) – Passaporte Sanitário – FBC Advogados – A4