Supremo decide que a Penhora de imóvel de fiador é constitucional

Supremo decide que a Penhora de imóvel de fiador é constitucional

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento no Recurso Extraordinário de nº 1307334, julgou constitucional a penhora de imóvel de fiador de contratos de locação residenciais e comerciais.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou a constrição do único imóvel do fiador dado em garantia em contrato de locação. O fiador recorreu sob o argumento de que o direito à moradia deveria prevalecer sobre o direito do credor para recebimento da dívida.

No voto, o Relator, Ministro Alexandre de Moraes, destacou que o direito à moradia, previsto no texto constitucional, não é absoluto, sendo necessária a consideração do direito fundamental, também da Constituição, da livre iniciativa do locatário em ter seu negócio com a livre manifestação de vontade do fiador ao garantir o contrato.

A decisão apontou, ainda, que, ao indivíduo, é garantido o direito de escolher entre a impenhorabilidade do seu bem de família ou se dará em garantia seu imóvel, assentindo expressamente à possibilidade de penhora caso o contrato não seja honrado.

Nesse sentido, o Ministro Relator pontuou que “a livre iniciativa não deve encontrar limite no direito à moradia quando o próprio detentor desse direito, por sua própria vontade, assume obrigação capaz de limitar seu direito à moradia”.

Outrossim, de acordo com a Lei do Inquilinato de nº 8.245/91, não há distinção entre fiador de locação residencial ou comercial e, de acordo com o voto do Relator, não faz sentido criar essa distinção (se a própria lei não cria). Tal distinção, configura violação do princípio da isonomia.

Os ministros Roberto Barroso, Dias Toffoli, Nunes Marques, Gilmar Mendes, André Mendonça e Luiz Fux (presidente) acompanharam o voto do relator.

Por Daniele Arcolini Cassucci de Lima

daniele@fbcadvogados.com

 

FBC Advogados

Juntos Podemos Mais!

#stf #penhora #imoveis #fbclaw #fbcadvogados #juntospodemosmais

 

Se preferir, faça o download do artigo no formato PDF (clique aqui) – STF – Penhora de Imovel do Fiador – 5 (Formato A4)

 

* A decisão pode ser conferida no site do Supremo Tribunal Federal, através do link: <http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6087183>.