ESG e seu impacto financeiro nas empresas

ESG e seu impacto financeiro nas empresas

Você sabia que o ESG impacta diretamente as finanças da sua empresa?

A título de exemplo, bancos públicos já anunciaram que oferecerão menor taxa de juro para as empresas que assumirem e cumprirem metas de avanço em seu desempenho ambiental, social e de governança (ASG – sigla em português/ESG – sigla em inglês).

Os grandes bancos privados caminham na mesma esteira, ofertando aos seus clientes opções de investimento em empresas que, afora o potencial de valorização financeira, incluem em suas estratégias de negócios boas práticas sociais, ambientais e de governança corporativa, a fim de preservar o retorno financeiro dos ativos geridos, assim como o atendimento de seus clientes através de produtos apropriados às demandas e necessidades de cada público em específico.

Os consumidores também estão cada vez mais atentos aos valores e ações das companhias, o que influencia diretamente na decisão de compra de um produto ou serviço. É a chamada “geração com propósito”, que tem origem nos “millennials”, mas que se consolidou com a chegada da geração Z. Os nascidos em meados da década de 90 representarão 75% da força de trabalho global e, por conseguinte, 75% dos consumidores em muito pouco tempo.

Ansiamos cada vez mais construir um futuro melhor para todos e, neste sentido, as organizações que se destacarem sob o viés ambiental e social – capitaneados por uma governança corporativa arrojada – tendem a aumentar seus lucros, em detrimento daquelas que não se preocupam com tais questões ou que o fazem apenas “para inglês ver”, no jargão atual: o “ESG washing”.

Não se trata de fazer o certo, tão somente. É uma questão de sobrevivência e perenidade do próprio negócio.

Nas palavras de Larry Fink (CEO da BlackRock – maior empresa de gestão de ativos do planeta): “O mundo ainda está em crise e continuará assim por um bom tempo. As empresas que o encararem – que busquem criar valor de longo prazo para seus “stakeholders” – vão ajudar a entregar os retornos de longo prazo aos seus acionistas e construir um futuro mais brilhante e próspero para o mundo”.

Vamos juntos?

Por Daniela Braga Paiva Pacheco
daniela@fbcadvogados.com

Se preferir, faça o download do artigo no formato PDF (clique aqui)- ESG – Impacto Financeiro nas Empresas – FBC Advogados – A4