Decisão afasta modulação dos efeitos sobre exclusão do ICMS no PIS/Cofins

Decisão afasta modulação dos efeitos sobre exclusão do ICMS no PIS/Cofins

“A TESE DO SÉCULO” – Parte III

Decisão afasta modulação dos efeitos sobre exclusão do ICMS no PIS/Cofins

Em recente decisão proferida em sede de Agravo de Instrumento já em Cumprimento de Sentença, o desembargador Leonardo Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) definiu que a empresa demandante deve ser restituída dos valores indevidamente recolhidos, em razão da inclusão do ICMS da base do PIS e da Cofins no período compreendido entre maio de 2012 e maio de 2017.

A decisão proferida nos autos do processo número 0807026-73.2017.4.05.8300 vai de encontro ao posicionamento do STF no julgamento do Tema 360 (RE nº 611.503), a chamada “Tese do Século”.

De acordo com a modulação dos efeitos estabelecida pelo Supremo, a empresa teria direito à restituição do valor recolhido tão somente a partir de março de 2017, data em que o STF julgou o mérito da questão.

Todavia, o desembargador, acatando a tese da empresa, consignou que a restituição é possível porque a ação já havia transitado em julgado quando o STF modulou a “tese do século”. Nas palavras dele: “o juízo de origem não poderia ter limitado a repetição de indébito do contribuinte sob a alegação de que o STF modulou os efeitos da decisão e que não caberia ao juiz ‘modular a modulação’, pois a sentença transitada em julgada antes da decisão do STF não é afetada pelo novo entendimento”.

 

Por Daniela Braga Paiva Pacheco – daniela@fbcadvogados.com 

 

Posts relacionados:

  • STF encerrou a discussão do ICMS no Pis e Cofins

https://fbcadvogados.com/site/?p=4352

 

  • Modulação dos efeitos da exclusão do ICMS do Pis/Cofins

https://fbcadvogados.com/site/?p=4339